segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reunião Temática do Plano Diretor – Mobilidade Urbana

Durante a tarde de hoje Imóveis Manaus acompanhou a reunião que ocorreu na Câmara Municipal de Manaus sobre a Mobilidade Urbana. Estavam presentes alguns vereadores, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), Leonel Feitosa, o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins.


Com menos de um ano e meio para aprovação de um projeto lei sobre a Mobilidade Urbana o setor público se sente pressionado para achar uma solução para o tráfego viário da capital amazonense. O que aumenta ainda mais essa necessidade é a proximidade da Copa do Mundo de 2014 já que os projetos do Monotrilho e do BRT já foram descartados.

As vias apresentadas como as mais críticas foram a Av. Djalma Batista, Av. Constantino Nery, Av. Torquato Tapajós e a Av. Ephigênio Salles devido a suas localizações estratégicas e as duas últimas o grande crescimento de conjuntos habitacionais. Além desses problemas o Presidente do SMTU, Pedro Carvalho citou ainda a falta de corredores exclusivos para ônibus, já que Manaus possui apenas um, que se encontra na Av. Epaminondas no centro da cidade.


Durante a reunião algumas ideias foram apresentadas, como a melhoria no transporte coletivo, construção e alargamentos dos passeios públicos, ciclo faixas e até a proposta de um transporte fluvial.

O desapontamento sobre o excessivo planejamento, as ocorrentes mudanças e a falta de execução do Plano Diretor da Cidade foi notório com o pronunciamento do vereador Waldemir José (PT) quando lamentou o fato dos órgãos municipais não terem levado à reunião algo concreto para o problema. “Pra mim é frustrante o fato que não trouxeram algo concreto. Precisamos colocar no papel para não ficar nas boas intenções”, Pedro Carvalho, também demonstrou descontentamento  quando ressaltou que o Plano Diretor após aprovado precisa ser cumprido. “Você pode fazer o  melhor Plano Diretor, mas se ele não for cumprido não adianta nada. É preciso amarrar no Plano Diretor que haja continuidade. O transporte Público, que é o principal meio de locomoção de uma cidade, precisa ter os trabalhos continuados, independente do prefeito”.

Como resposta para a população, a maior esperança para atingir essa melhoria, continua sendo o retorno do Expresso, que vem em sua nova roupagem com o nome de BRS.


Para o Imóveis Manaus, um transporte coletivo seguro, pontual e confortável é a melhor solução imediata para esse problema. Coincidentemente hoje pela manhã o Estadão divulgou a pesquisa feita pelo Ibope em São Paulo onde quase 65% dos entrevistados deixaria de usar o carro se houvesse transporte público de qualidade. Há muito tempo temos o conhecimento do que fazer, só nos resta executar.

As discussões temáticas seguem o calendário amplamente divulgado nas mídias sociais e jornais de grande circulação cidade, as próximas reuniões temáticas estão marcadas para os dias 23, 26 e 30 deste mês e 7 de outubro, na CMM.

Audiências Públicas

Nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), iniciam-se a parti das 14h, as Audiências Públicas com as entidades de classe, órgãos oficiais e sociedade civil. “Convido todos para as audiências a fim de que sejam apresentadas propostas de emendas ao Plano”, convocou Sildomar.