Seu escritório é a
sua segunda casa. É o lugar onde você luta por participação de mercado, busca
novas oportunidades de negócios e realiza seus sonhos. É também a concretização
da sua marca para o público. Os escritórios mais produtivos tipicamente equilibram
o conforto da casa e a imagem profissional do seu negócio. Confira as dicas dos
especialista sobre ambientes corporativos.
Quando você passa
todos os dias trabalhando em um escritório, é fácil esquecer como os outros
possam ver o mesmo espaço. Então coloque-se no lugar de um visitante pela
primeira vez: o que o seu ambiente diz sobre a sua empresa? Será que apresenta
uma imagem organizada, eficiente? Ele reflete um negócio saudável e ativo?
A imagem
transmitida através da decoração reflete a personalidade de quem usa aquele
espaço e no caso das empresas, traduz, através de uma imagem, os conceitos e a
visão empresarial, interferindo diretamente no rendimento do trabalho dos
funcionários e na credibilidade dos clientes que instintivamente irão se sentir
acolhidos ou não neste local.
Decoração: Trabalhe
suas cores corporativas nas paredes e objetos, considere contratar um decorador
para harmonizar seu ambiente corporativo.
Localização: Ao
escolher uma sala comercial, não analise apenas local físico e acessos: bons
restaurantes e bancos também são serviços essenciais, cuja proximidade pode
afetar positivamente a produtividade de toda a equipe.
Conforto: É
fundamental para colaboradores trabalhar direito. Por menor que seja a empresa,
ofereça estacionamento (ou tenha convênio com algum), computadores em bom
estado, cadeiras confortáveis, banheiros limpos e uma área para refeições. Se
tiver refeitório, opte por alimentos saudáveis e aposte em um buffet com
cardápio variado. A hora do almoço pode ser um ótimo momento para a equipe
descontrair e se conhecer melhor.
Planejamento:
Espaço tem que prever crescimento da empresa, mas sem desperdício. A arquiteta
Marcia Kalil diz que a localização do escritório depende da atividade da
empresa. “Se não vai receber clientes, deve priorizar o menor custo. Se for
receber clientes e fornecedores, tem que priorizar a facilidade de acesso, que,
normalmente, tem um custo mais alto.”
É recomendado que o
empresário sempre deixe alguma estação de trabalho disponível para um futuro
crescimento. O que vai determinar esse espaço reserva necessário é o tamanho
atual da empresa e o plano de negócios para os próximos meses.
“Se a empresa usa
seis baias de trabalho, pode montar o escritório com oito. Muito mais do que
isso é desperdício de dinheiro, pois o metro quadrado está muito caro”, afirma
a arquiteta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário