quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Shopping Ponta Negra


A novidade do Mercado Imobiliário de Manaus para esse ano, sem sombra de dúvidas foi a abertura do Shopping Ponta Negra nesta quinta-feira, dia 8. Com investimento de R$ 200 milhões do grupo JHSF, o centro comercial promete mudar a rotina dos manauaras.

Durante anos a Ponta Negra sofreu por falta de infraestrutura, serviços e comércio, o que acabou sendo os fatores decisivos para o seu lento desenvolvimento. Para os investidores, a construção desse shopping foi à carta coringa para o desenvolvimento e a valorização imobiliária da região.

Segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), entre 2007 e 2011, a valorização de imóveis próximos a novos centros comerciais são de 46% superior ao restante da cidade. Em Manaus, um apartamento ao lado do Shopping Ponta Negra, lançado em 2011 a R$ 260 mil, contabiliza uma valorização de 30% antes mesmos de sua entrega, que é o caso do Residencial River Side da construtora PDG, com entrega prevista para final de 2014 e com 98% das suas unidades vendidas.

Mas, segundo especialistas, a valorização é relativa e não se aplica a todos os casos. A valorização da área depende de outros aspectos, como localização do empreendimento e a forma como trânsito em entorno dos shoppings se comportará.

O diretor do departamento de urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Kazuo Nakano, em entrevista a Folhapress, aponta que, no geral, o empreendimento gera valorização para alguns setores e para outros não. "Quando o shopping começa a gerar muito tráfego nas ruas do entorno, essas ruas passam a ser mais desvalorizadas para moradia, mas para comércio passam a ser mais valorizadas".

Nos próximos meses, Imóveis Manaus, aguarda a estabilização dos preços, já que grande parte das construtoras estão entregando suas unidades vendidas, o que aumenta a oferta de imóveis na região. Devemos agora analisar como esses imóveis serão absorvidos pelo mercado e avaliar o comportamento do déficit habitacional local.


Para quem ainda procura investir essa mudança de cenário, cria outras excelentes oportunidades de investimentos, como é o caso do Município de Iranduba que está recebendo grande parte dos investimentos do Governo Estadual e que vem se tornando o vetor de crescimento econômico da região. Além disso, temos a previsão de um lançamento de um Empreendimento Comercial na Ponta Negra e como terceira opção, temos a crescente valorização da Avenida das Torres que a pouco tempo divulgou a construção de um novo shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário