segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Verticalização da Cidade de Manaus



Há duas semanas estamos vivendo a maior polêmica do Plano Diretor de Manaus. Entre denúncia de extorsão e a rejeição por parte da Câmara Municipal de Manaus da proposta de elevação do gabarito para 25 andares, quem resolveu interferir nesse assunto foi o Prefeito Arthur Neto, que convocou uma reunião com sua base aliada para atender a reivindicação do setor de construção civil contrariando a votação realizada no último dia 18 de novembro.

Deixando de lado os diferentes interesses políticos, econômicos e pessoais, segue nosso ponto de vista:

Somos completamente favoráveis ao crescimento vertical de Manaus. Estamos rotineiramente acompanhando as constantes invasões e notícias sobre o crescimento desorganizado da cidade, o que agrava ainda mais todos os problemas públicos.

A verticalização é um ótimo meio para combater esse mau costume. Hoje os maiores problemas que temos são de segurança, saúde, educação e saneamento básico que pioram proporcionalmente em relação à distância do bairro com a região central da cidade.

O que defendemos é que a concentração da população em uma área territorial menor, diminuiria os custos de administração e incentivaria o desenvolvimento e melhoria dos serviços públicos facilitando que todos tenham acesso aos mesmos serviços independente das diferenças sociais.

O principal argumento utilizado contra essa ideia seria a do aumento no fluxo de veículos que dificultaria a circulação. A saída para resolver este problema seria o incentivo a utilização do transporte coletivo, que deverá ser alvo de investimento para melhorar sua qualidade e eficiência atendendo de forma digna a sociedade.

Quanto à elevação do gabarito para 25 andares dos prédios, somos totalmente contra, já que essa teoria camufla sob a bandeira de desenvolvimento social, o real interesse, que é o aumento dos lucros por parte das grandes empresas de construção civil. Lucro justificado, pelo crescimento do número de unidades construídas e comercializadas nos terrenos localizados em bairros de alto padrão como Ponta Negra, Vieira Alves, Adrianópolis, Morada do Sol e Parque 10, que contribuiriam para a marginalização de grande parte da população.



Outras notícias sobre o assunto:

08.11.13 - Denúncia de Extorsão - Leia mais...
18.11.13 - Entrevista Mário Frota, presidente da comissão encarregada de apurar denúncia feita por Féliz Velois - Leia mais...
19.11.13 - Plano Diretor: vereadores vetam a construção de prédios com 25 andares - Leia mais...
23.11.13 - Após reunião, vereadores falam em aprovar prédios de 25 andares - Leia mais...

4 comentários:

  1. Por que a vizinha Belém pode ter prédios de 40 andares e Manaus não? Eu, de certa forma, tenho vergonha desses baixinhos de Manaus de 18 andares, sempre tem alguém de outra capital ou até mesmo de cidades menores comentando sobre isso. Por mim os edifícios poderiam ter 100 andares mas.... sendo mais realista acho que 40 pavimentos estariam de bom tamanho, 25 continuam ridículos. A maioria dos argumentos do “contra” não passam de lendas, coisa sem comprovação, não passam de especulação. Mas enfim fazer o que, vamos ver o que vai acontecer...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Julyan, concordamos que prédios mais altos fazem referência a uma cidade mais desenvolvida e mais bonita esteticamente, mas esses dois critérios não representam as necessidades da nossa cidade. O seu argumento foi fundamentado na realidade de outras cidades que possuem outras características que não vem ao caso agora.

    Enquanto Manaus vive seus problemas com os serviços públicos estaremos lutando para que não se perca o foco dos problemas.

    ResponderExcluir
  3. Manaus é uma cidade excessivamente horizontal, o que gera muitos problemas como o encarecimento da infraestrutura e de serviços como a coleta de lixo ou até mesmo a distribuição de água e energia elétrica que se torna deficiente em grande parte das áreas horizontais da cidade. Mas os problemas causados por essa "horizontalidade" de Manaus já conhecemos bem. A verticalização não resolveria todos esses problemas "magicamente" mas com toda certeza contribuiria muito para a melhora na qualidade de vida da população, desde a classe A até as mais pobres.... Mas os benefícios da verticalização também já conhecemos. Por tanto, penso que está mais do que na hora de investirmos na verticalização consciente da cidade, não devemos esperar por mais invasões e sim tentar evitar com que isso aconteça adensando a cidade. Ontem foi aprovado o aumento do gabarito dos edifícios para 25 andares, eu, claro, achei pouco, mas é melhor que 18.

    ResponderExcluir
  4. Eu apoio os 25 andares ..podia ser ater 30 andares.pois manaus e uma grande metropole..a nosso visinha belem e bonita com seus grandes predios...ta na hora de manaus crescer mas pra cima...

    ResponderExcluir